A justificativa para a criação do Curso de Licenciatura Plena em Filosofia por parte dos professores foi a sansão do Decreto nº 3.276/99 que dispõe sobre a formação em nível superior para atuação na educação básica. O referido decreto estabelece em seu Art. 3º – Inciso 2º que “a formação em nível superior para a atuação multidisciplinar destinada ao magistério na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, far-se-á exclusivamente em cursos normais superiores.” A Filosofia, talvez o modo mais antigo de se sistematizar o conhecimento, é inventário cultural da humanidade, ao qual todos devem ter acesso.
A Filosofia possibilita uma compreensão de mundo que capacita os sujeitos para um posicionamento mais autônomo e crítico. A possibilidade de refletir sua realidade, se posicionar, tomar decisões, estabelecer relações de pensamento, propor soluções, participar da vida social é tão necessária hoje quanto nos tempos dos pais da Filosofia. Num mundo tão complexo, multifacetado e exigente de posições que demandam fundamentação e firmeza teórica, a Filosofia se apresenta como alternativa indispensável à formação de cidadãos.
Outro aspecto que justifica a necessidade da formação filosófica situa-se no campo da tão desgastada ética. Em cenários onde vemos cada vez mais diluírem-se posturas que defendam a vida, em toda a sua plenitude, a política, como modo de assumir os processos sociais, e a estética, como modo de contemplar o mundo e o ser humano, carecemos de elementos que formem, cada vez com mais significado, para uma postura pró-ativa e respeitadora da humanidade como fenômeno existencial e não apenas como um acidente universal.
A formação de educadores em filosofia democratiza a reflexão acerca da realidade, possibilita o exercício do pensamento autônomo, incentiva o espírito perquiritório e amplia a criatividade diante de situações-problema. O curso de filosofia justifica-se principalmente pelo fato de representar uma oportunidade de se concretizar uma formação humanística a partir de novas ferramentas de aprendizagem. Isso significa aliar a perspectiva reflexivo-crítica com as novas demandas metodológicas que passaram a fazer parte da formação educacional.
Ressalta-se também que há um apelo cada vez mais frequente no que diz respeito à presença de uma fundamentação crítica aliada à formação técnico-científica. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o ensino de Filosofia, componente curricular da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, são responsáveis pelo desenvolvimento de várias competências e habilidades dos estudantes do ensino fundamental e médio. Considerando os aspectos apresentados acima, cabe destacar que o Curso de Filosofia da Universidade Estadual do Piauí tem como preocupação a reflexão crítica acerca da ética, da política, da história da filosofia, da arte, do conhecimento, procurando enfatizar as diversas contribuições proporcionadas pelo pensamento filosófico.