O Curso de Licenciatura Plena em História do Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira, da Universidade Estadual do Piauí, estabelece como pressuposto metodológico um conjunto de ações e/ou medidas que visam assegurar o alcance dos objetivos do Curso, destacando a relação teoria e prática, a interdisciplinaridade e a contextualização permanente.
Sinteticamente, três são os eixos norteadores:
- Formação interdisciplinar da relação teórico-prática, que consiste na investigação de saberes já proclamados e na produção científica fundada no inusitado, exigindo do professor liderança intelectual aliada ao papel de educador, ou seja, que tenha uma prática pedagógica norteada pela incessante busca de conhecimento;
- Capacidade dialógica que se caracteriza pela compreensão do educador como agente de interlocução entre a escola e a sociedade.
- Concepção ética, que diz respeito à grandeza e à responsabilidade de ser educador, cuja prática carece de compromisso científico e responsabilidade pela vida.
Ao professor de História, metodologicamente, além do domínio dos conhecimentos específicos que norteiam sua abordagem teórica, faz-se necessário a compreensão, a identificação e a resolução de outras questões inerentes à sua prática profissional. Cabe-lhe, portanto, saber avaliar criticamente sua atuação e o contexto em que atua, interagindo cooperativamente com os profissionais da educação e com a sociedade.