A metodologia é a parte do ensino que estuda os recursos mais eficientes na direção da aprendizagem, para que os objetivos do ensino sejam alcançados. É nesta perspectiva, de ordenação lógica de todas as atividades a realizar as tarefas educativas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Profº Alexandre Alves de Oliveira, que a seguir, pretende-se mencionar alguns procedimentos metodológicos (métodos e técnicas de ensino) adequadamente estruturados destinados a orientar a aprendizagem do educando em um setor amplo e/ou limitado no campo do objeto de estudo.
Para o desenvolvimento dos procedimentos metodológicos destacam-se as seguintes atividades: aulas expositivas, aulas demonstrativas, aulas práticas, excursões, visitas técnicas, pesquisas didáticas, exposições didáticas, projeção de vídeos, leituras comentadas, palestras e seminários com especialistas, pesquisadores e profissionais atuantes.
Destacam-se, ainda, a utilização dos métodos e/ou técnicas com respectivos tipos de capacidade (BORDENAVE E PEREIRA, p. 128-130, 2001):
- Capacidade de observar – excursão e visitas, exame de objetos reais (espécies), estágios, entrevistas de pessoas, consultas bibliográficas, palestras, levantamento de campo, conferências, seminários, simpósios e estágios;
- Capacidade de analisar – diagnóstico de situações (plantas, animais, grupos, etc.), estudo de caso, discussão dirigida pelo professor, painel de discussão, análise de projetos, comparação de teorias, pesquisas, fenômenos objetos, simpósios, estudo dirigido, demonstração de métodos, estudo de taxonomias, classificações, tipologias;
- Capacidade de teorizar – pesquisa bibliográfica, projetos de pesquisa individual e grupal, prática de entrevistas, coleções (herbário, insetário, etc.), leitura de textos sobre pesquisas, estudo dirigido, redação de resenhas, discussão em pequenos grupos;
- Capacidade de sintetizar – elaboração de monografias, resolução de problemas, reorganização de relatórios ou artigos, seminário sobre um tema com formulação de conclusões finais, estudo de casos - problemas com solução, exposição oral pelo aluno, projeto de grupo, prática de laboratório e de campo;
- Capacidade de aplicar – elaboração de projetos, execução de projetos, execução de projetos em equipe ou individuais, serviços de consultas, estágios, exposição de trabalhos dos alunos, práticas de campo e de laboratório, estudo de casos, entrevistas, análise e avaliação de projetos, construção de modelos, maquetes, etc., e simulação de programas para computador.