Os objetivos para o ensino superior relativos ao curso de pedagogia requerem conceber a aprendizagem nos aspectos teóricos e práticos através da aquisição das habilidades e competências, necessárias ao domínio e autonomia para exercício profissional. Nesta perspectiva a avaliação da aprendizagem deve ser compreendida por alunos e professores observando as dimensões social e pedagógica.
Na social atribui-se á avaliação a função de fornecer aos estudantes informações sobre o desenvolvimento das suas habilidades e competências que são exigidas socialmente, auxiliando ao mesmo tempo os professores no trabalho de identificar os objetivos atingidos com vistas a reconhecer a capacidade dos alunos para inserir-se no mercado de trabalho e participar da vida sócio-cultural.
A avaliação com vista ao cumprimento da dimensão social necessita de uma relação dinâmica entre professor-aluno, de forma que fique claro e preciso o que se espera de cada um deles.
Na dimensão pedagógica compete à avaliação fornecer aos professores dados e informações sobre o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos com relação aos conhecimentos adquiridos, raciocínios desenvolvidos, crenças, valores e domínio de estratégias para propor elaborações, reelaborações e revisões de procedimentos exigidos para o exercício da profissão.
Para efetivar a dimensão pedagógica, a avaliação da aprendizagem deve ser estabelecida tomando como referências as relações entre: objetivo/avaliação; conteúdo/avaliação; metodologia/avaliação; instrumentos/avaliação e seus resultados.
Os resultados da avaliação da aprendizagem devem expressar o nível de desenvolvimento do aluno e, para efeito de registro, devem ser transformados em conceitos ou notas de acordo com os aspectos legais estabelecido pela Instituição. Neste caso, segue-se os critérios para aprovação definidos na Resolução CEPEX nº 008/05, bem como orientações emanadas do Colegiado do Curso nos casos excepcionais.