Ao longo dos semestres de formação será estimulada e exercitada a pluralidade de métodos de aprendizagem, utilizados de forma sistemática no ensino das disciplinas, dentre os quais, aula expositiva dialogada, estudo de textos, seminários, observação da realidade educacional, produções coletivas, debates e discussões, conduzindo a questionamentos por parte dos discentes numa abordagem contextualizada, relacionando o conteúdo às questões sócio-políticas, econômicas culturais e ambientais, seja nos cenários mais adequados para o exercício das funções docentes ainda na formação inicial.
A formação deverá privilegiar a integração teoria-prática, de maneira que possibilite ao egresso o bom desempenho profissional. Para tal, a partir do terceiro bloco da matriz curricular havendo uma integração entre disciplinas teóricas e práticas com a finalidade de propiciar o exercício da prática da pesquisa necessário ao desenvolvimento das diversas funções docentes.
Para propiciar aos discentes do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia serão ofertado atividade extracurriculares tais como: seminário de introdução ao curso, palestras, encontros e minicursos entre outras atividades que poderão enriquecer a formação dos discentes.