A concepção do/a pedagogo/a egresso/a da UESPI tem na docência a sua base de formação compreendendo-a numa dimensão de complexidade tal que envolva as demais atividades exercidas no espaço escolar e não-escolar. Esta concepção implica perceber a gestão educacional como eixo da formação, de tal forma imbricada à docência que só é possível percebê-las numa relação dialética, necessária à formação de um profissional competente.
A concretização deste pensamento fundamenta-se em um processo de discussão da identidade do/a pedagogo/a, historicamente construído nas bases dos movimentos sociais da classe educacional e já respaldado em documentos legais norteadores de tal concepção. Dentre esses documentos aqueles elaborados pelo próprio Ministério da Educação- MEC como os pareceres CNE/CP 01/99, CNE/CP 009/2001 e, principalmente, o documento norteador para comissões de autorização e reconhecimento do curso de Pedagogia, elaborado pela Comissão de Especialistas do Ensino de Pedagogia – CEEP. Os relatórios produzidos pela Associação Nacional de Formação dos Profissionais em Educação- ANFOPE. Todos estes princípios e orientações foram reafirmados nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia através do Parecer CNE/CP nº 5/2005 e da Resolução CNE/CP nº 1/2006. Vale ressaltar que a aprovação das DNC’S do curso de Pedagogia, representa uma dupla vitória para o curso, primeiro por ser uma luta antiga para que se tenha um documento norteador dos cursos de Pedagogia no Brasil, segundo, as diretrizes aprovadas contemplam em boa medida as concepções dos movimentos sociais da classe.
A partir desses elementos norteadores, definiram-se os princípios teórico-metodológicos do Projeto Curricular do Curso de Pedagogia da UESPI – Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira, mencionados a seguir:
- A Pedagogia como ciência da educação;
- A docência é a base da Pedagogia;
- Interdisciplinaridade;
- Gestão democrática da educação;
- Sólida formação teórica no campo pedagógico;
- Compromisso com o caráter público da escola;
- Formação do professor-pesquisador;
- Vinculação teoria-prática;
- Ética e sensibilidade afetiva;
- Estética;