A estrutura curricular do curso de Licenciatura Plena em Letras da UESPI reflete a preocupação da IES com a formação de um egresso com as características definidas em seu PPC. Dessa forma, ela contempla os seguintes aspectos:
Flexibilidade;
Interdisciplinaridade;
Compatibilidade de carga horária;
Articulação da Teoria com a Prática.
Considerando o profissional que o Curso de Licenciatura Plena em Letras-Português que o Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira tem em vista formar, os conteúdos caracterizadores básicos estão ligados à área dos Estudos Lingüísticos e Literários, contemplando o desenvolvimento de competências e habilidades específicas. Os estudos lingüísticos e literários fundamentam-se na percepção da língua e da literatura como prática social e como forma mais elaborada das manifestações culturais. Articulam a reflexão teórico-crítica com os domínios da prática – essenciais aos profissionais de Letras-Português, de modo a dar prioridade à abordagem intercultural, que concebe a diferença como valor antropológico e como forma de desenvolver o espírito crítico frente à realidade.
Os conteúdos caracterizadores básicos do Curso de Licenciatura Plena em Letras-Português, estão integrados aos conteúdos caracterizadores de formação profissional em Letras. Estes são atividades acadêmicas que constituem o processo de aquisição de competências e habilidades necessárias ao exercício da profissão, e incluem os estudos linguísticos e literários, práticas profissionalizantes, estudos complementares, estágios, seminários, simpósios, projetos de pesquisa, de extensão e de docência, de acordo com as diferentes propostas dos colegiados desta IES e cursadas pelos estudantes. Insere-se, também, as didáticas de cada conteúdo e as pesquisas que as embasam.
O processo articulatório entre habilidades e competências Curso de Licenciatura Plena em Letras-Português pressupõe o desenvolvimento de atividades de caráter prático durante o período de integralização do curso.
Fluxograma
1º Semestre | 2º Semestre | 3º Semestre | 4º Semestre | 5º Semestre | 6º Semestre | 7º Semestre | 8º Semestre |
Inglês Instrumental 60h |
Teoria Literária II 60h |
Crítica Literária 60h |
Literatura Portuguesa I 60h |
Literatura Brasileira Modernista 60h |
Literatura Brasileira Modernista Contemporânea 60h |
Análise do Discurso 60h |
LIBRAS 60h |
Iniciação à Leitura e à Produção de Textos Acadêmicos 60h |
Estrutura e Funcionamento da Língua Latina 60h |
Formação Histórica da Língua Portuguesa 60h |
Sintaxe da Língua Portuguesa I 60h |
Literatura Infanto-Juvenil 90h |
Sociolinguística 90h |
Linguística Textual 90h |
Prática de Pesquisa em Letras II (monografia) 60h |
Teoria Literária I 60h |
Estruturalismos Linguísticos 30h |
Literatura de Formação no Brasil 60h |
Literatura Brasileira do Século XIX 90h |
Literatura Portuguesa II 30h |
Semântica e Pragmática 60h |
Literatura Piauiense 60h |
Estágio Supervisionado III 150h |
Introdução à Linguística 60h |
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa 60h |
Morfologia da Língua Portuguesa 60h |
Literaturas Africanas de Língua Portuguesa 30h |
Sintaxe da Língua Portuguesa II 60h |
Metodologia do Ensino da Literatura 90h |
Prática de Pesquisa em Letras I 60h |
|
Cultura e Funcionamento da Língua Latina 60h |
Literatura Ocidental 60h |
Literatura Afro-brasileira e Indígena 30h |
Política Educacional e Organização da Educação Básica 60h |
Leitura: teorias e práticas 90h |
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 90h |
Estágio Supervisionado II 150h |
|
Prática Pedagógica Interdisciplinar I 45h |
Filosofia da Educação 60h |
Sociologia da Educação 60h |
Psicologia da Educação 60h |
Oralidade, Letramento e Ensino 30h |
Estágio Supervisionado I 100h |
||
Prática Pedagógica Interdisciplinar II 45h |
Prática Pedagógica Interdisciplinar III 45h |
Prática Pedagógica Interdisciplinar IV 45h |
Didática 60h |