O perfil profissional do licenciado em Letras-Português, com habilitação para atuar, como professor, nos níveis Fundamental e Médio, pode ser caracterizado como alinhado às atuais correntes de concepção do processo ensino-aprendizagem, aos atuais estudos literários e linguísticos, às recomendações dos órgãos responsáveis pela educação neste país e a princípios humanistas e democráticos que defendem o ensino além de sua dimensão conteudista.
No plano do processo ensino-aprendizagem, o Curso de Letras-Português desta instituição, já com uma tradição de qualidade de ensino, adota, na formação dos profissionais, um sistema de ensino que prioriza os debates, numa concepção dialógica democrática que faz da aquisição de saber uma produção coletiva em que professor e aluno formulam e reformulam, diariamente, os conhecimentos que, mais tarde, serão tão indispensáveis à educação neste país. Tal forma de conceber a educação, para além de uma transmissão de saber do professor ao aluno, é oferecida ao estudante de Letras-Português deste Campus objetivando que esse mesmo profissional possa, quando do exercício do magistério, estabelecer, ele, uma prática democrática, humanista, inclusiva, dialógica, que respeite o outro e as diversidades de pensamento que caracterizam o ser humano. Ao ultrapassar a mera visão conteudista, tão defendida pelo ensino tradicional, esta instituição adota uma concepção contemporânea da educação preocupada, também, com a formação ética, humana, solidária, transformadora e crítica de seus futuros professores.
No que se refere aos contemporâneos estudos literários, linguísticos e gramaticais, o Curso de Letras-Português de Parnaíba procura estar atualizado quanto às principais correntes de pensamento, formas de concepção da língua, estudos literários, referências linguísticas e práticas interdisciplinares que fazem da compreensão da linguagem e de seus recursos estéticos um instrumento poderoso de ação do Homem.
O estudo da estrutura da língua portuguesa, com o pleno desenvolvimento de suas modalidades normativas, alinhado às mais proficientes práticas pedagógicas, possibilita, ao licenciado, a compreensão da língua e sua importância. A gramática normativa e descritiva, estudada através de suas áreas, como a fonética e a fonologia, a semântica e a estilística, a morfologia e a sintaxe, recebem plena atenção por parte da grade curricular do Curso, dando ao professor plenas capacidades para o exercício de sua função enquanto formador de novas gerações de brasileiros aptos a utilizar com correção e criatividade a língua portuguesa, algo tão essencial na inserção e inclusão no mundo contemporâneo e na realidade brasileira.
Já os estudos literários, contemplados com uma vasta gama de disciplinas que procuram fornecer ao Licenciado, não apenas uma visão completa e complexa da literatura brasileira, mas também da literatura universal e do que seja a própria literatura, fornece aos futuros professores a competência para ler e interpretar com grande rendimento, realizar a crítica literária para além de uma visão imediatista, compreender o que seja discurso, estudar o que seja o fenômeno estético, analisar diversas expressões artísticas, contemplar o exuberante caminhar da história literária, conhecer o clássico e a formação do cânone ocidental, aproximar-se de novas expressões literárias antes deixadas à margem, como a literatura afro-descendente e ainda, de modo desbravador, captar o zeitgeist por meio do trabalho com a contemporânea produção literária brasileira.
Além da estrutura da língua e de sue uso estético, o Curso pode ainda orgulhar-se de oferecer, aos seus alunos, conhecimentos valiosos da Linguística e de suas modalidades, como a sociolinguística, oferecendo o acesso às reflexões imprescindíveis a quem deseje conhecer a linguagem de forma ampla, a partir, também, de seus usos e costumes, da realidade linguística, das teorias da linguagem e de conhecimentos que vão desde aspectos cognitivos até chegarmos às funções possibilidades desta ferramenta maravilhosa que é a linguagem.