A perspectiva curricular do curso de Letras/Português da UESPI é concebida no sentido de efetivar a articulação ensino, pesquisa e extensão, teoria e prática, conteúdos, métodos e avaliação. A teoria, neste contexto, é considerada um instrumento mediador e transformador da realidade, respaldada pela prática. Um outro aspecto relevante para viabilização da proposta é a atuação dos docentes do curso na organização e planejamento de metodologias que viabilizem a realização de convivências interdisciplinares, dialógicas, participativas e criativas de forma a efetivar a prática como componente curricular, determinada pela resolução CNE/CP de 19/02/2002, que institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica, em nível superior.
A presente proposta vislumbra, efetivamente, a formação dos futuros docentes, a integração dos conteúdos curriculares de natureza científico-cultural, a pesquisa da prática pedagógica, a participação em atividades acadêmico-científico-culturais e o estágio curricular supervisionado, como processo avaliativo dos eixos integradores do Projeto Pedagógico.
Dentre elas, ressaltam-se a busca do conhecimento prévio da realidade, a exposição oral, a produção escrita, a elaboração de roteiros, questionários, entrevistas, gráficos, resumos, análises, síntese, dentre outros procedimentos. Estas ações contribuem para viabilizar o desenvolvimento de habilidades como ensinar a pensar, caracterizar, comparar, relacionar, reconstruir, construir e aplicar referenciais teóricos à realidade sócio-educativa, a partir de intervenções científico-metodológicas efetivadas em encontros científicos e participação em contextos de ensino, pesquisa e extensão.
Outras atividades adequadas são as técnicas de apresentação simples ou amplas, a complementação de frases, os desenhos e sua comunicação, a tempestade cerebral, a contação de estórias, dramatização e a criação do vínculo afetivo que favorecem a autopreparação individual e coletiva do ser que aprende.
No transcorrer do curso, a avaliação da aprendizagem se constituirá num processo contínuo, desenvolvido de forma quantitativa e qualitativa, através de instrumentais seguros e eficientes.