A presente reformulação do Projeto Pedagógico está em consonância com a atual legislação que orienta a organização curricular dos cursos de graduação, definida pela resolução CNE/CES Nº18, de 13/03/2003, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação pelas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Letras, que determinam a duração e a carga horária dos cursos de graduação, definidas pela CNE/CP2 de 19/02/2002 que, em seu Art. 1º, fixa a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, em cursos de licenciatura, de graduação plena, efetivados mediante a integralização de, no mínimo, 2.800 (duas mil e oitocentas) horas, nas quais a articulação teoria e prática garanta, nos termos dos seus respectivos projetos pedagógicos, as seguintes dimensões: conteúdos curriculares de natureza científico-culturais, práticas como componentes curriculares vivenciadas ao longo do curso, atividades acadêmico-científico-culturais, estágios curriculares supervisionados e disciplinas pedagógicas como base complementar à formação docente
Este Projeto Pedagógico do curso de Letras-Português sedimenta-se na relação dialética, no contexto das Ciências Humanas, prevendo o cultivo dos valores humanistas, o pragmatismo da sociedade moderna e inclui o trabalho coletivo e o estudo independente como estratégias de autopreparação para o exercício do magistério. Consideram-se ainda como princípios que orientam o curso a flexibilidade em sua estrutura e a organização curricular, o conhecimento e a atuação, e a articulação entre ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação com as ofertas de Cursos de Pós-Graduações quer lato sensu, quer stricto sensu, tais como: Especializações nas áreas de Língua e Literatura, Mestrado Acadêmico em Letras e o Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, programa desenvolvido em todo o território nacional, com que a UESPI foi contemplada dentre as 36 unidades, representada pelo curso de Letras-Português do Campus Poeta Torquato Neto.
Compreende-se, dessa forma, que a educação superior é responsável pela possibilidade de incorporar e viver valores que tornem as práticas educativas verdadeiramente humanas. Este foi o pensamento que norteou a Comissão que trabalhou estes dois últimos anos na reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Letras-Português da Universidade Estadual do Piauí. A ideia de oferecer uma educação de qualidade e consequentemente poder contribuir para uma formação profissional crítica e sintonizada com o mundo contemporâneo, foram as motivações mais presentes para a execução deste empreendimento.
A presente proposta curricular do curso de Letras-Português da Universidade Estadual do Piauí - UESPI coloca-se como um espaço de articulação da Universidade com a sociedade, passando inexoravelmente pelas relações entre cultura escolar e práticas sociais, permitindo assim não só a transposição de conhecimentos, mas também a possibilidade de ser o locus de reflexão da realidade educativa e de inserção no processo científico-tecnológico.
Como instituição social deve buscar alternativas que possam responder aos anseios da sociedade contemporânea, marcada por profundas dessimetrias sociais e econômicas, efetivando assim o estímulo à criatividade científica e agregando conhecimentos e valores ao projeto de formação de profissionais, de modo a proporcionar respostas satisfatórias às necessidades de aquisição, domínio e cultivo do saber humano. Caracteriza-se, sobretudo, pela produção intelectual, com ênfase nos temas relevantes que envolvem os pontos de vista científico-cultural, tecnológico e humanista de âmbitos nacional, regional e local, sob os princípios da autonomia didático-científica, da interdisciplinaridade e da criatividade, considerados os pilares da educação e objetivando saber conhecer, saber fazer, saber ser e saber atuar, preconizados pela UNESCO (1998).
Dentre os cursos de licenciatura, o curso de Letras-Português tem ocupado uma posição de destaque, haja vista a demanda que se vem verificando nos concursos vestibulares, ao longo deste tempo, nas diferentes modalidades: presencial e a distância, todos efetivados a partir do ingresso mediante vestibular oferecido anualmente por esta IES.