Demanda por educação superior na área de abrangência
Segundo os Termos de Adesões ao SiSU 2014, as instituições de Ensino Superior localizadas no Piauí ofertaram 8.640 vagas, na modalidade regular. Observa-se que, esse quantitativo de vagas não atende a demanda regional, contribuindo para que grande parte dos jovens entre 18 e 24 anos estejam fora das universidades e faculdades. Esses dados refletem a dificuldade de acessibilidade ao ensino superior para grande parte da população e dos jovens em idade pré-universitária.
Com isso, a UESPI vem contribuindo para criar oportunidade de estudo e qualificação para a parcela da população que possui uma carência de vagas no ensino superior da região. Para o SiSU 2014, o quadro 5 apresenta, em conformidade com seus Termos de Adesões, a oferta de vagas das IES públicas piauienses na modalidade regular e suas respectivas reservas à políticas de ações afirmativas.
N. | IES | Total de cursos particiantes | Vagas de ampla concorrência | Vagas de açõs afirmativas | Total |
1 | IFPI | 30 | 557 | 618 | 1175 |
1 | UFPI | 79 | 2638 | 912 | 3550 |
3 | UESPI | 107 | 2741 | 1174 | 3915 |
TOTAL | 216 | 5936 | 2704 | 8640 |
Em Parnaíba, a UESPI ofertou 410 (quatrocentas e dez) vagas para os 12(doze) cursos, na modalidade regular, sendo que 30% (trinta por cento) do total das vagas oferecidas, Curso a Curso, foram reservadas à política de ação afirmativa; a UFPI ofertou 556 (quinhentos e cinquenta e seis) vagas para os 11 (onze) cursos, na modalidade regular; e o IFPI ofertou 80 (oitenta) vagas para os 2 (dois) cursos, na modalidade regular. As duas IES federais ofertam 25% (vinte e cinco por cento) do total das vagas oferecidas, Curso a Curso, aos candidatos que se encaixam a Lei nº. 12.711/2012.
População do Ensino Médio na área de abrangência do curso
Dados do Censo Educacional de 2012, publicados no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que no Estado do Piauí existem 656 escolas de ensino médio, e que o número de alunos matriculados corresponde a 155.998, dos quais 132.492 são matrículas realizadas em escolas públicas estaduais.
A partir da análise dos dados, também verificou-se a existência de 24 escolas de nível médio em Parnaíba, e que o número de matrículas no ensino médio na cidade de Parnaíba representa 5,02% (7.835) do número total de matriculas realizadas no ensino médio em todo o Piauí.
Esses dados são relevantes para identificar a cidade de Parnaíba ainda como um dos municípios com grandes prospectivas de desenvolvimento do Ensino Superior.
Demanda pelo curso
Nessa sociedade globalizada onde o mundo acontece, a língua inglesa é ferramenta fundamental como meio de ascensão cultural, intelectual e até mesmo profissional. Dentre as línguas estrangeiras modernas, a língua inglesa, hoje, sobressai-se de modo singular, pois pode ser considerada como língua universal. Conforme dizem os PCN:
O caso típico é o papel que o inglês representa em função do poder e da influência da economia norte-americana. Essa influência cresceu ao longo deste século, principalmente a partir da Segunda Guerra Mundial, e atingiu seu apogeu na chamada sociedade globalizada e de alto nível tecnológico, em que alguns indivíduos vivem neste final de século. O Inglês, hoje, é a língua mais usada no mundo dos negócios, e em alguns países como Holanda, Suécia e Finlândia, seu domínio é praticamente universal nas universidades (BRASIL, 1998, p. 23).
O ensino da Língua Inglesa, fundamental no processo de comunicação internacional, tanto no âmbito cultural como no comercial, justifica-se pela permanente necessidade de integração cultural entre o Brasil e outros países da comunidade mundial e pelo interesse crescente do mercado editorial, empresarial, de assessoria e de turismo por profissionais qualificados que dominem essa língua.
O Curso de Licenciatura Plena em Letras Inglês da Universidade Estadual do Piauí objetiva formar um profissional em Letras, com habilitação em Língua Inglesa, capaz de atuar em equipes multidisciplinares, técnico-científicas, de forma interdisciplinar, em atividade inerentes à sua prática, na educação pública e privada, através de atitudes crítico-reflexivas, no campo de atuação da prática profissional.