×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 808

Objetivos do Curso

O curso de Licenciatura Plena em Letras Inglês, da Universidade Estadual do Piauí considera os anseios, as necessidades e peculiaridades locais, com fins de atendimento à demanda existente e à expectativa de contribuir para a correção das disparidades sócio-educacionais existentes no Estado, possibilitando ao conjunto dos professores da rede pública e privada, bem como dos egressos de ensino médio e aos interessados em geral, a oportunidade de uma graduação profissional de nível superior e de qualidade.

Os objetivos do curso são de formar um profissional em Letras, com habilitação em Língua Inglesa, capaz de atuar em equipes multidisciplinares, técnico-científicas, de forma interdisciplinar, em atividade inerentes à sua prática, na educação pública e privada, através de atitudes crítico-reflexivas, no campo de atuação da prática profissional.

Desta forma, o curso busca preparar profissionais para atuação na forma interdisciplinar, em equipes multiprofissionais, posto que as peculiaridades desta profissão exigem uma formação ampla envolvendo outras áreas do conhecimento humano, considerando que sua atuação se dá, não só na docência, mas, também, em tantos outros setores da sociedade e associada à tantas outras profissões.

O projeto pedagógico do curso de Letras / Inglês organiza-se com a ampliação do conceito de currículo. Este é concebido como uma construção cultural que propicia a aquisição do saber de forma articulada, tendo em vista sua natureza teórica-prática, essencialmente, orgânica na projeção de suas finalidades a partir dos elementos que o compõem, especialmente quando são considerados os conhecimentos, as competências, as habilidades e os objetivos que o curso deseja alcançar, na formação de profissionais aptos a enfrentar os desafios da atualidade.

Desta forma, o currículo foi conceituado como todo e qualquer conjunto de atividades acadêmicas que integralizam o curso, que se apresentam relevantes para que o estudante adquira as competências e habilidades, necessárias à sua qualificação profissional, podendo ser avaliado interna e externamente como um processo contínuo e transformador.

Assim, os princípios que norteiam este projeto se articulam na proposta das Diretrizes Curriculares da Comissão de Especialistas do Ensino de Letras, que permite a flexibilização curricular para a formação do licenciado em Letras, e se apóiam na consciência da diversidade e da heterogeneidade do conhecimento do aluno, tanto no que se refere à sua formação anterior, quanto aos interesses e expectativas em relação ao curso e ao futuro exercício da profissão.

Esta proposta curricular organiza um elenco de disciplinas que permitem a configuração do profissional de Letras/ Inglês, com formação científico-metodológica de base humanística, para o desenvolvimento de habilidades técnicas no plano da profissão, com a atuação interdisciplinar em equipes multidisciplinares.

Para tanto, o currículo contempla núcleos de estudos que englobam os conhecimentos básicos da formação do profissional de Letras / Inglês, na sua formação específica, que lhe possibilitam atuar em vários setores que requeiram a sua intervenção, bem como outros estudos que lhe permitam aprofundar e atualizar seus conhecimentos frente às novas tecnologias e aos reclamos sociais.

Desta forma, considerando que o curso de Letras / Inglês, da Universidade Estadual do Piauí, tem por objetivo a formação do profissional para o desempenho da função técnico-científica e docente, este projeto pedagógico desenhou um perfil profissional dentro de uma formação humanista e generalista crítico-reflexiva, voltado para uma atuação profissional que prevê uma abrangência de conteúdos e atividades organicamente articuladas, constituídos sobre uma base filosófica e científica, para atender às demandas sociais e técnico-profissionais existentes, conforme as competências e habilidades requeridas do egresso formado nesta Universidade.

1
0
0
s2smodern
powered by social2s
© 2015 UESPI Campus Parnaíba. Todos os Direitos reservados