A abordagem do Projeto Pedagógico do Curso propicia mecanismos que possibilitam aos discentes atitudes, tomadas de decisão e criatividade frente a situações esperadas e inesperadas, de forma a incentivar a autonomia do graduando, conforme avançam os períodos do curso e a trabalhar a contextualização da realidade vivida por cada curso.
Deste modo, a organização curricular do Curso de Enfermagem, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem (Parecer CNE/CES 1133/2001), homologados pela Resolução CNE/CES Nº 3 de 7 de novembro de 2001, contemplam em seus conteúdos:
Ciências biológicas e da saúde: conteúdos (teóricos e práticos) de base moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos aplicados às situações decorrentes do processo saúde – doença no desenvolvimento da prática assistencial de enfermagem;
Ciências humanas e sociais: conteúdos referentes às diversas dimensões da relação indivíduo/sociedade, contribuindo para a compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais, no nível individual e coletivo do processo saúde – doença;
Ciências da enfermagem: neste tópico do estudo, incluem-se:
- Fundamentos de Enfermagem: os conteúdos técnicos, metodológicos e os meios e instrumentos inerentes ao trabalho do Enfermeiro e da Enfermagem em nível individual e coletivo;
- Assistência de Enfermagem: os conteúdos (teóricos e práticos) que compõem a assistência de Enfermagem em nível individual e coletivo prestada à criança, ao adolescente, ao adulto, à mulher e ao idoso, considerando os determinantes sócio-culturais, econômicos e ecológicos do processo saúde-doença, bem como os princípios éticos, legais e humanísticos inerentes ao cuidado de Enfermagem;
- Administração de Enfermagem: os conteúdos (teóricos e práticos) da administração do processo de trabalho de enfermagem e da assistência de enfermagem;
- Ensino de Enfermagem: os conteúdos pertinentes à capacitação pedagógica do enfermeiro, independente da Licenciatura em Enfermagem.